top of page

Resumo da 1ª Semana

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Deus abençoe você que chegou até aqui para aprender mais sobre a Palavra de Deus


Leitura da Semana Gênesis 1-5; 1 Reis 1-5; Provérbios 1-5 e Mateus 1-5.


Hoje estamos finalizando a primeira semana do nosso programa de leitura bíblica anual.

Nós vimos no livro de Genesis a criação do planeta Terra, com o todo sistema solar. Deus criou o mar e nele os peixes, criou o ar e para ele as aves, criou a porção seca, chamada terra, e para ela criou os animais domésticos, selvagens e que rastejam. Como Sua obra prima, criou o homem a sua imagem e semelhança. A este foi dada a autoridade de administrar toda a criação no planeta. Da costela de Adão surgiu a mulher para ser companheira e auxiliadora nos serviços do jardim do Éden.


Tudo estava indo muito bem, até que surgiu a serpente com sua astúcia para enganar e colocar desconfiança no coração do casal. Eles acabaram acreditando na mentira e aceitaram a pregação da serpente. Como resultado o casal é expulso do jardim, e condenado a morte. Até então eles tinham, no corpo, a capacidade de viver eternamente, mas ao pecarem perderam este atributo e toda a humanidade, descendente do casal, recebeu por imputação a mesma sentença.

Na sequência o casal tem filhos, Caim e Abel. E então, o mal se manifesta da pior maneira possível, um irmão mata o outro. O governo do pecado no coração do homem mostra a sua face assustadora. Os homens ficam entregues aos seus próprios desejos; passam a possuir várias mulheres, mergulham na prostituição. O egoísmo, a vaidade e arrogância passam a ser características de exaltação; matam por poucos motivos. Eva gera outro filho por nome Sete, e da sua semente nasce Noé.



No livro de I Reis vimos o relato da passagem do reinado de Davi para Salomão


Adonias filho mais velho de Davi, tentou assumir o reinado, mas através da intervenção do profeta Natã, com a ajuda de Bate-Seba, mãe de Salomão, o rei Davi, entrega o reinado para Salomão, conforme uma promessa que ele tinha feito para Bate-Seba.

Salomão assume o trono e conforme as orientações recebidas do seu pai ele elimina antigos desafetos do rei Davi. O seu irmão Adonias, que apesar de ter sido poupado num primeiro momento, é executado devido ter feito um pedido que muito desagradou Salomão; ele pediu em casamento, Abisague, a sunamita.

Deus aparece em sonhos a Salomão e lhe oferece a oportunidade de fazer o pedido de qualquer coisa que ele quisesse. Salomão pede sabedoria para administrar o povo de Israel. Deus se alegra com seu pedido e lhe dá sabedoria e ainda lhe acrescenta muitas riquezas e vida longa.

O reinado de Salomão se torna famoso em todas as partes, devido a grande prosperidade e sabedoria que ele tinha.

O rei Salomão entra em aliança com o rei Hirão de Tiro, para adquirir madeira para a construção do templo do Senhor. Muitas pessoas são separadas para trabalharem na obra, trabalhando com a madeira, cortando e carregando pedras.

Em provérbios nos somos alertados a buscar a sabedoria e se afastar do caminho dos pecadores.

Salomão revela que a sabedoria é uma dádiva de Deus que é concedida para aquele que a busca como se busca a prata e o ouro. Ainda mostra que os ganhos da sabedoria sao bem maiores do que os ganhos que as riquezas terrenas podem dar. Também exorta para que não confiemos no nosso próprio modo de pensar a vida, mas confiemos no Senhor, em Suas Palavras.

Há também muitos conselhos contra o adultério. Salomão mostra como que o caminho do adultério arruina a vida de um homem. Ele diz que o caminho da mulher adúltera leva para a sepultura. E em contra partida ele ensina o homem a viver bem e desfrutar a vida com a mulher da sua mocidade, a sua esposa. Deixar-se todos os dias ser atraído por ela e ser feliz com ela.


Evangelho de Mateus - NOVO TESTAMENTO


Em Mateus vimos a árvore genealógica de Jesus a partir de Abraão, o nascimento de Jesus, a visita dos magos do Oriente e depois a fuga para o Egito, devido o rei Herodes intentar matar Jesus.

Depois de voltar do Egito, a família de Jesus se estabelece na cidade de Nazaré, na Galileia, para se cumprir a profecia de que o Messias seria chamado de Nazareno.

João Batista aparece no deserto pregando uma mensagem de arrependimento e batizando nas águas aqueles que iam confessando seus pecados. Ele dizia que batizava com água, mas depois dele viria um que os batizaria com o Espírito Santo. E naqueles dias Jesus também foi se batizar com João Batista e Deus falou do céu que Jesus era seu Filho amado.

Após o batismo Jesus é conduzido ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado. Após esse período Jesus se muda para Cafarnaum e começa seu ministério terreno, pregando uma mensagem de arrependimento e da proximidade do reino de Deus. Ele convocou pessoas para andarem com ele, e ia de cidade em cidade ensinando nas sinagogas, anunciando as boas novas e curando as enfermidades e doenças do povo.

Depois Mateus, começa o relato do ensino de Jesus que ficou conhecido como Sermão do monte. Jesus fala sobre as bem-aventuranças, o ser sal da terra e luz do mundo, sobre a lei de Moisés e sua relação com a nova lei de Cristo.

Acompanhe semanalmente as demais resumo acerca da leitura anual da bíblia.


Pr. Tiago de Jesus

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page